ATLETAS E ESPORTISTAS QUE ENGRAVIDAM: QUAIS OS TIPOS DE REPOSIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ACONSELHÁVEL?

Já se sabe que a atividade física traz diversos benefícios para a saúde. Durante a gravidez, fazer atividade física também contribui para a saúde do bebê, além da saúde da mãe.

A alimentação de um atleta, olímpico ou esportista, deve sempre ser adequada para a sua modalidade e necessidades individuais. Para atletas que engravidam, os cuidados devem ser ainda maiores.

Muitas atletas já competiram em olimpíadas e ganharam medalhas durante a gravidez.

Um estudo realizado na Noruega revelou que grávidas que fazem exercícios regularmente, diminuem o risco de a criança nascer com sobrepeso. Um dos principais motivos para o sobrepeso do bebê ao nascer é o excesso de glicose no sangue da mãe durante a gravidez, pois os hormônios produzidos nesta fase aumentam a resistência à insulina.

Bebês que nascem acima do peso podem se tornar adultos obesos e adquirir doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial.

Uma alimentação deficiente em macro e micronutrientes da mãe pode levar a um mau desenvolvimento do bebê ou a um parto prematuro. Já o excesso de nutrientes pode levar a mãe a desenvolver diabetes gestacional e aumento de pressão arterial.

Por isso é tão importante um acompanhamento nutricional neste período.

Além da dieta balanceada, algumas vitaminas e minerais devem ser suplementados na gravidez. Dentre os principais micronutrientes para gestantes, estão: ácido fólico, cálcio, vitamina D, ferro, zinco, magnésio e fósforo.

Nessa fase, independente da modalidade esportiva, não é aconselhável restrição de macronutrientes. A atleta deve ingerir quantidades suficientes de Carboidratos, Proteínas e Lipídios, tanto para manutenção das funções corporais, quanto para o desenvolvimento da criança. Para atletas que fazem dieta restrita, o ideal é retornar a essa rotina somente após o período de amamentação.

Grande parte das mulheres  não sabe como se alimentar de forma correta durante a gestação. Para esportistas, essa dúvida é ainda maior. A quantidade de calorias que a gestante deve ingerir diariamente varia em função de acordo com o peso que ela apresenta no início da gravidez.

Procure orientações do médico para verificar a possibilidade de realizar os exercícios durante a gravidez, e busque um educador físico especializado em exercícios para gestantes, além de manter sempre alimentação balanceada.

 

 

Sobre o Autor

Deixe um comentário

*

captcha *