Suplementação de Vitaminas para Atletas Paralímpicos

Com o crescimento do esporte Paralímpico, as competições tornam-se cada vez mais disputadas, exigindo dos atletas níveis elevados de desempenho.

Junto ao programa de exercício direcionando, a nutrição desempenha um papel importante como ferramenta para promover mudanças na composição corporal e melhora do desempenho dos atletas.

Em muitos casos, os atletas usam suplementos alimentares na tentativa de tornar o desempenho mais eficiente, dentre eles suplementos multivitamínicos.

As vitaminas são indispensáveis para realização das funções metabólicas, reguladoras e energéticas do organismo.

São divididas em vitaminas Hidrossolúveis e Lipossolúveis, e apresentam propriedades funcionais e antioxidantes.

Para saber a quantidade recomendada de cada tipo de vitamina, é usado os valores das DRIS (Ingestão Diária de Referência).

Essas necessidades são aumentadas em indivíduos praticantes de atividade física e Atletas.

Dentre todas as vitaminas, é importante destacar a Vitamina C (ácido ascórbico), vitaminas do complexo B, Vitamina D e Vitamina E (tocoferol).

A vitamina C tem ação antioxidante, facilita a absorção do ferro e absorção do colágeno.

Dentre as funções das vitaminas do complexo B, destaca-se a participação no Ciclo de Krebs, formação da membrana celular nervosa e componente de enzimas.

A vitamina D está associada à mineralização óssea e absorção do cálcio.

A vitamina E também tem ação antioxidante.

Assim como o estado de carência de vitaminas leva a instalação de doenças carenciais, os efeitos adversos da ingestão por excesso podem também conduzir a um estado de doença.

Por isso a importância de ter uma dieta adequada em quantidade de vitaminas, para garantir o bom desempenho e saúde dos Atletas.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

*

captcha *